A Ordem


Ó Juízes! Eu sou a figura austera
que todo o mundo adora e  respeita e venera
Sem mim não poderia o orbe social
gozar a paz serena e ultra-celestial
que atualmente usufrui. Eu sou seguramente
o mais forte e tenaz esteio do Existente
Sem mim a Sociedade era como um abismo.
Eu protejo na sombra a mão do Despotismo
Quando ela avança, oculta, e busca estrangular
entre garras de tigre, a alma popular.
Guardo, como um alão, das iras malfazejas
os palácios reais, os bancos e as igrejas,
para que o Capital, o Trono e a Reação
façam tranqüilamente a sua digestão.
Em volta dos bordéis, tavolagens, mosteiros,
passo a noite a rondar com meus quadrilheiros
pra que ninguém perturbe a alegria epicúrea
de quem busca o prazer nos braços da Luxúria.
E quando algum Fabulas se alçaprema à sacada
onde o espera, febril, a doce namorada,
sou eu que lhe segura a escada resistente,
- isto para evitar o escândalo somente...


Poesia: Campos Monteiro


Pintura: Saturno devorando seus filhos - Goya



Nenhum comentário:

Postar um comentário